Publicado em 30/01/2013

Os brasileiros estão gastando além da capacidade de honrar seus compromissos. Segundo a Serasa, a inadimplência de pessoas físicas cresceu 15% em 2012, em relação ao ano anterior.

Com um complicador preocupante pois foram deixadas para trás contas culturalmente tidas como sagradas relacionadas com pagamento da luz, água e telefone.

“Durante o ano passado, as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) foram as principais responsáveis pelo aumento na inadimplência, pois tiveram alta de 28,8%. O valor médio desse tipo de dívida ficou em R$ 322,60 no ano passado, um crescimento de 0,6% ante 2011.”

O que nos leva à hipótese de uma mudança cultural com os compromissos assumidos, diante da falta de conhecimento que inclua o compromisso assumido com as prestações no fluxo de renda mensal das famílias. O que, como consequência, obriga os novos consumidores a abrandar parâmetros culturais e comportais como “nome limpo”, “honrar compromissos”. Puro pânico, num primeiro momento. E indiferença quando se perde o controle.

Para ajudar esses novos consumidores a se ajudar, a Agência Consumidor Popular criou um treinamento continuado, “Transforme suas dívidas em economias para investir”, de duas horas, às quartas à noite e aos sábados à tarde, para discutir as novas realidades das finanças pessoais e familiares dessa nova classe média. As turmas têm no máximo 20 participantes.
E, ajudá-los a renegociar dívidas sem medo de serem tachados como “caloteiros”, protegendo a dignidade que, ao ser desrespeitada, cria um círculo vicioso e alavanca a inadimplência.

Pois, ao ter um nome da família “sujo” nas agências de classificação de crédito, como Serasa, SCPC etc, a tendência é nomear outro membro da família como a principal fonte de novos crediários. Criando uma bola de neve de inadimplência que prejudica todo o sistema de distribuição de mercadorias e serviços, caso a escalada não seja interrompida por muita conversa, com reexame dos hábitos de compra e de resgate dos bons e velhos compromissos de se honrar o nome e o crédito.

Conheça a Triarte Imóveis, a melhor imobiliária em Osasco Com excelência em atendimento no mercado imobiliário, temos uma equipe disposta a atender e entender nossos clientes com transparência, seriedade e muito profissionalismo. Confira nossos apartamentos à venda em Osasco, nossas casas a venda em Osasco, imóveis para alugar em Osasco e entre outras necessidades imobiliárias na região de Osasco.